Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Entrevista Especial: Poeta, Crônista e Contista. Geovane Alves, Com 14 anos de Idade, Já Escreveu Centenas de Textos Literários.


Novidades para os leitores
A  intenção do blog é trazer matérias de boa qualidade e assuntos que sejam de interesse público, dentro dos padrões que segue o 1000noticias. O blog,  nesse ano de 2013, tráz novidades. Tudo para que os leitores possam se sentir mais familiarizados. A novidade é o quadro de entrevistas. 

Os leitores do blog, agora poderão acompanhar entrevistas especiais, sempre com assuntos de interesse e que contribuam para o crescimento cultural e educacional de qualidade. Inaugurando o quadro de entrevistas, entrevistaremos um adolescente, autor do  blog o "diário de um adolescente", Geovane Alves. Ele fala para o blog do 1000noticias sobre a leitura e a literatura no país, e  também comenta sobre política e a área literária.  Com 14 anos de idade, ele já publicou centenas de textos literários. Alguns dos temas abordados em seu blog, como desigualdade social, corrupção, imobilidade dos brasileiros, em relação ao conformismo com o sistema governamental do país, ele também escreve poesias, crônicas  e contos para o público de adolescente. O 1000noticias, já comentou sobre   a criadora do "diário de classe, Isadora Faber, que luta por uma boa educação, ela cobra melhorias nas escolas através de sua página na internet.

A luta Continua.  Geovane é Amante da Literatura.

Seus textos despertam no leitor um censo crítico em relação ao desprezo sofrido por parte do governo.

                ''A escrita é a única forma que eu uso pra conseguir apoio nessas questões sociais..."


 Salvem o Brasil   

O que está acontecendo com o meu país?
aqui já parou de cantar o sabiá
e as portas se abriram para o Funk,
mostrando uma pobre cultura,
mostrando um país de palavrões 

sendo que essa não é a nossa realidade.                                                                

Homens, mulheres e Jovens prostrados diante da política do "Pão e Circo"

Resolvi escrever esse poema quando soube da notícia, que a luz havia abaixado e o preço da gasolina foi lá nas alturas,o problema é que mais uma vez(pelo que parece) o povo não vai fazer nada por estarem diante da política do pão e circo.

Homens, prostrados diante do futebol

mulheres, prostrados diante da novela
jovens, prostrados diante da internet.

Enquanto o aumento do salário é considerado ônus
a redução do preço da energia também
políticos dão com a mão esquerda e tiram com a mão direita
quais vantagens,o povo nisso tem?

Blog: Diário de um adolescente


SOBRE GEOVANE

Geovane Alves dos Reis, 14 anos 
Mora em Teresópolis RJ,
poeta, cronista, contista
Cristão protestante Pentecostal
Estuda na E.M. Alcino Francisco da silva

1000NOTICIAS: O QUE É ESCREVER PARA VOCÊ ? 
Escrever é uma forma de esquecer as solidões e depressões que a vida nos apresenta,também uma forma de expressar os nossos sentimentos em forma de palavras e "escrever é fazer parte de própria história".


1000NOTICIAS: QUANDO FOI QUE DESCOBRIU QUE TINHA ESSE TALENTO ?

Foi na 4° série(ou 5° ano), quando em houve uma olimpíada de língua portuguesa,a professora Rozimar pediu para fazermos poemas e como apresentei vários descobri que esse era meu dom. Mas deixei esse dom enferrujar e só em 2011 na E.M. Alcino Francisco da Silva,graças ao projeto "Serra de poemas" do professor de português Carlos Brunno S.Barbosa que levou poemas meu para concursos onde foi premiado então decidi criar o blog.

1000NOTICIAS: VOCÊ GOSTA DE ESCREVER MAIS EM QUE ESTILO ?

Eu comecei com um estilo romântico, mas por está vivendo a adolescência, sentido arder na pele o que é passar por essa fase eu agora escrevo mais no estilo adolescente.

1000NOTICIAS: NO BLOG TEM PUBLICAÇÕES QUE FALA ABERTAMENTE SOBRE A SEXUALIDADE (A FRACA RESISTÊNCIA PELO PRAZER/COM FOTO). NÃO É CRÍTICA, MAS GOSTARIA DO SEU COMENTÁRIO, VOCÊ COMO ADOLESCENTE  EVANGÉLICO NÃO ACHA UM TEXTO UM POUCO INCENTIVADOR E QUE DESPERTA A CURIOSIDADES SEXUAIS EM OUTROS ADOLESCENTES CRISTÃOS QUE VISUALIZAREM E LEREM A PUBLICAÇÃO ?

Eu até pensei nisso, mas o título do blog já diz "Diário de um adolescente", eu estou contando minha vida ali e quando falo do prazer estou falando de como está sendo difícil pra mim vencer os prazeres da carne. E também acho que não despertaria curiosidades sexuais nos jovens pois muitos deles sofrem pelo mesmo problema que eu.

1000NOTICIAS: QUAL A SUA VISÃO EM RELAÇÃO A LEITURA NO BRASIL ?

Eu acho que o Brasil quase não ler e o governo gosta disso, porque geralmente as pessoas que não Leém não possuem opiniões criticas e nem uma visão diferente do país. Resumindo como o Brasil não ler, fica fácil para os políticos serem  os palcos enquanto o povo só fica assistindo.

1000NOTICIAS:  O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM ADOLESCENTE SOBRE A LEITURA E A LITERATURA ?

Falar de literatura com um adolescente é difícil, pois qual é o jovem que se interessa pela a arte literária? Mas uma forma que uso pra falar sobre a arte literária com um jovem é explorando seus sentimentos. Os jovens possuem receio de se abrirem por falta de apoio, mas quando se consegue provar que eles têm opiniões e sentimentos se consegue criar novos escritores e leitores. Eu consigo transmitir para um jovem que "Minha escrita é a prova viva que eu sou capaz de escrever sozinho a minha história, sem precisar dos roteiros que dizem que devo interpretar".

1000NOTICIAS:  FALE UM POUCO DOS SEUS TRABALHOS LITERÁRIOS PARA NÓS.

Como disse, comecei com o estilo romântico, mas depois de uma metamorfose sentimental, passei a escrever poemas adolescentes. Mas na verdade eu sou um "Camaleão Humano", consigo me adaptar com qualquer estilo. Me lembro de ter escrito poemas cômicos e críticos no mesmo dia. Eu também gosto de homenagear amigos, pessoas especiais e também feriados. Um estilo que acompanha também minha adolescência é aquele que traz poema com uma mensagem de reflexão(recomendo um meu que se chama "O que adianta os holofotes...Se eu não estiver caráter), são poemas que crio graças a minha pequena e ao mesmo tempo grande experiência de vida.

Quando criei o blog cheguei a pensar que no meio do caminho iria me faltar poemas ou então inspiração,mas hoje vejo que cada segundo que vivi pode gerar mais de mil palavras que geralmente partem do meu coração.

Tive poemas meus usados em peças teatrais do grupo "luz...câmera...Alcino!!!", fui premiado pela ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã), mas além dessa popularidade, eu escrevo somente pra expressar o que sinto, o que penso e o que vejo. Além dos aplausos o que vale é o prazer pela escrita.

1000NOTICIAS: O QUE ACHA DA EDUCAÇÃO QUE O GOVERNO BRASILEIRO OFERECE A POPULAÇÃO, É RUIM OU OS BRASILEIROS QUE PRECISAM LEVAR OS ESTUDOS MAIS A SÉRIO ? 

As duas opções são válidas, ao mesmo tempo que a educação no Brasil não é boa, os brasileiros não se importam muito com os estudos. Uma pessoa pra chegar ao sucesso, ela tem que contar somente consigo mesmo e ir além do que algumas escolas oferecem. Eu já estudei em escolas muito boas em questão de professores e conteúdos(como a minha atual),mas também já estudei em escolas de péssima qualidade na questão de ensino, então eu cheguei a conclusão que a culpa não é só do governo mas também não é só dos brasileiros.

1000NOTICIAS: A DESIGUALDADE SOCIAL E A CORRUPÇÃO É UM DOS TEMAS DE SUAS PUBLICAÇÕES. PARA UM POETA, ESCRITOR DE LIVROS, OU QUEM GOSTA DE ESCREVER EM GERAL, A MELHOR FORMA DE SE EXPRESSAR, É A ESCRITA. NO SEU CASO, É  ATRAVÉS DE TEXTOS TAMBÉM ? 

A escrita é a única forma que eu uso pra conseguir apoio nessas questões sociais, já que o povo está muito ocupado(política do pão e circo)pra responder com protestos as atitudes desumanas que o governo toma em relação a um povo ou uma classe social. E também não conseguiria sozinho realizar um protesto e obter resultado, então prefiro protestar através de palavra e pra quem pensa que não vale a pena existem vários escritores que ficaram famosos por lutarem contra a desigualdade social através de ricas palavras em pequenos versos.

1000NOTICIAS: VOCÊ ACHA QUE OS ESCRITORES SÃO VALORIZADOS NO BRASIL ?

Não. É aquela velha história, que o Brasil aplaude quem nunca fez nada pela pátria. Fiquei indignado ao ver a eleição do Maior Brasileiro de todos os tempos,quando mostrou Carlos Drumond de Andrade na 52° posição enquanto  Luan Santana ficou 10 posições na frente de um poeta que era pra está entre os 10(os escritores não são valorizados no Brasil).

1000NOTICIAS: FALE UM POUCO SOBRE VOCÊ PARA OS LEITORES QUE ACOMPANHAM SEU TRABALHO LITERÁRIO.

Eu sou um adolescente diferente, porque não nasci pra ser cópia e sim pra ter um modelo exclusivo. Eu geralmente sou chamado de maluco, mas só recebo esse "ironelogio" porque não sigo esses roteiros(normais) porque, como já disse, sou capaz de escrever a minha história. Sou evangélico, e jamais deixarei de confessar a minha fé, seja em qualquer lugar, por isso não me chame de chato e sim de  servo de Deus.

Como sou evangélico curto música gospel, de preferência Léa Mendonça, que pra mim é uma excelente cantora, compositora e poetisa...

Eu não tenho programas de televisão favoritos, somente pelo fato de não gostar de televisão, não por causa da minha religião e sim pelo fato de achar que a Tv é o maior objeto utilizado na política do pão e circo e também TV é para os fracos os fortes proclamam eternamente "Carpe-diem".

Eu tenho a mania de rir de tudo somente pra provar para a tristeza que seus ataques não tem efeito na minha vida.

1000NOTICIAS: COMO VOCÊ VÊ O NOSSO PAÍS EM RELAÇÃO AO FUTURO ?  E A NOSSA JUVENTUDE ?

Que o nosso país avança para o regresso isso não preciso falar para ninguém, qualquer com senso crítico vê isso de cara. Mas em relação ao futuro, acho que o Brasil só se tornará uma grande potência quando resolver sair da aba dos Estados Unidos #ProntoFalei, acho ridículo a mania dos brasileiros idolatrarem os estadunidenses, acho que podemos ir bem mais além do que eles. E mesmo que não conseguimos evoluir tanto assim, tudo o que queremos colhemos em nosso país, não precisamos exportar mercadorias(somente a tecnologia desnecessária que nos oferecem). E em relação aos jovens não sei se eles ou nós seremos o futuro ou essa mesma droga chamada presente, que não apresenta nada de diferença e se prende a coisas mínimas.

1000NOTICIAS: EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE CRONISTA, POETA E CONTISTA, CONTA PARA NÓS.

O poeta apresenta seus textos em forma de versos estruturados de uma forma harmônica, geralmente um texto de um poeta apresenta versos, estrofes e rimas. Já um cronista apresenta fatos do cotidiano em seus textos, geralmente fatos percebidos só por ele, analisando pequenos e às vezes irreparáveis detalhes, não podemos esquecer de citar também as crônicas sentimentais. E terminando os contistas são os que chamo de "mentirosos" (risos). Mas na verdade eles não mentem só contam fatos que nunca existiram.

1000NOTICIAS: DESDE JÁ AGRADECEMOS SUA GENTILEZA EM NOS ATENDER, ACREDITO QUE MUITOS CONHECERAM SEU TRABALHO COMO ESCRITOR. ENTENDEMOS QUE SEJA UM INCENTIVO AOS JOVENS E ADOLESCENTES  A SE APROFUNDAREM MAIS  EM UMA BOA LEITURA.

Eu agradeço a vocês pelo convite é uma honra está podendo compartilhar um pouco do diário da minha vida com vocês.


1000NOTICIAS:  DEIXE SUA MENSAGEM PARA A JUVENTUDE E TODOS OS  LEITORES DO BLOG. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

Caro leitor,
sua visita e seu comentários
soam como aplausos
e me dão cada vez mais força para escrever.
Caro jovem,
Deus conhece seu passado
sempre esteve do seu lado
e tem planos melhores pra você.
Caro leitor,
que essas palavras sejam como agradecimento
por todos esses momentos
que você leu,o que escrevi pra você ler.
Caro jovem,
como você também vivo à sofrer,à chorar
à me iludir,desistir,vivo à pensar
mas nunca quis parar de viver.
Caro leitor,caro jovem.
te escrevo essa mensagem
porque como você expresso meus sentimentos
e com versos termino meus agradecimentos
pode até me faltar palavras
mas eu não paro de escrever,
para você...
Geovane Alves
JESUS CRISTO AINDA VIVE                                      
EU NÃO POSSO FALAR DE AMOR
SEM FALAR DE JESUS
QUE SOFREU POR NOSSOS ERROS
FOI CRUCIFICADO EM UMA CRUZ ...

MAS JESUS NÃO FICOU MORTO

NÃO FICOU PRA SEMPRE CRUCIFICADO

UM DIA POR AMOR A NÓS ELE MORREU

TRÊS DIAS POR NÓS ELE RESSUSCITOU...

E AINDA ELE TE AMA..
SE ENTREGUE AO SALVADOR...n  (Geovane Alves)

O 1000NOTICIAS AGRADECE. 

Nenhum comentário: