Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A história da Escola Bíblica Dominical. Uma fonte de aprendizado e crescimento espiritual

A EBD é uma união de irmãos reunidos num objetivo especifico: estudar a Bíblia. A  maioria das igrejas evangélicas selecionam o domingo para o estudo da palavra de Deus, em especial o horário matutino. Tudo Começou com um jornalista chamado Robert Raikes, ele escrevia para um jornal de propriedade de seu pai, na Inglaterra, por volta de 1780. "Levantando seus olhos por um momento, começou a pensar sobre o destino das crianças de rua; pequeninos sendo criados sem qualquer estudo que pudesse lhes dar um futuro diferente daquele dos seus pais. Se continuassem dessa maneira, muitos certamente entrariam no caminho do vício, da violência e do crime" ( História-EBD/CPAD). O domingo era o dia de descanso dos pais enquanto os filhos brincavam e perambulavam pelas ruas.Raikes ficou incomodado em ver aquelas crianças crescerem sem uma formação adequada. Resolveu, então, escrever sobre crianças pobres que trabalhavam e não podiam ter um futuro melhor, a fim de comover a sociedade da época. 

Resultado de imagem para CENTRAL GOSPEL LIÇOES O início da Ebd tinha um cunho didático educacional. As disciplinas visavam dar apoio psicológico, ético e moral, além do ensino bíblico. "As aulas começavam às 10 horas da manhã e iam até as duas da tarde, com lições de matemática, história e inglês, com um intervalo de uma hora para o almoço. Eles eram levados então à igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 h. Recebiam pequenas recompensas, como livros, canetas, jogos, aqueles que tivessem dominado a lição ou aqueles cujo comportamento tivessem mostrado uma melhoria notável. (Wikipédia-Escola Dominical). Outro nome que tem um papel fundamental na disseminação da Escola Bíblica Dominical é o John Wesley, pai do metodismo.

Na América (EUA), em 1802, há o registro da primeira escola bíblica. Iniciou-se no Brasil, no ano de 1855, na cidade Petrópolis, RJ. Umas das igrejas que são tradicionais em EBD, começou seu trabalho de instrução bíblica, antes ainda de lançar sua primeira lição para EBD. A Assembleia de Deus, no ano de 1930, lançou a sua primeira lição de estudo, no estado do Rio de Janeiro.

    TvCiclo


A importância de participar da EBD

Atualmente as lições bíblicas do ministério pentecostal é uma das adquiridas para EBD. As lições são divididas por classes, separadas de acordo com a idade. Cada lição possui 13 tópicos (subtemas do assunto principal).  Na verdade, o estudo da palavra submete-se ao Antigo Testemento. A lei era lida diante do povo, o estatuto devia ser observado por todos. No livros de Josué, no capítulo 1:8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido".  Existem várias lições bíblicas de igrejas e editoras diferentes. Uma Igreja que preza pelo bem estar de suas ovelhas investe e incentiva seus membros a participarem dos estudos bíblicos. As EBDs são uma benção na vida dos participantes. É um momento especial de aprender a palavra de Deus. Tirar dúvidas, trocar experiências e se alegrar com os irmãos. Se por acaso você não frequenta a EBD passe a experimentar esse presente de Deus para o seu povo. Vamos conhecer um pouco da EBD da Assembleia de Deus, pela CPAD.


                  EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS     
                                                                     


Deixamos alguns links para pesquisar sobre as EBDs.
Escola Bíblica Dominical: http://www.escola-dominical.com/

O que a EBD representa na sua vida?


Nenhum comentário: